Seu carrinho

O foco do empregador no retorno ao trabalho

O foco do empregador no retorno ao trabalho

Em primeiro lugar, é importante considerar que os empregadores devem ficar atentos as diretrizes de segurança contra a Covid-19 e orientações das autoridades estaduais e federais, além de também acompanhar as informações vindas dos órgãos de saúde visando ajustes no Plano de Preparação a Doenças Infecciosas, estamos lidando com um vírus novo e com informações sendo atualizadas quase que diariamente.

Certamente, também é fundamental elaborar e envolver-se em uma comunicação aberta e transparente com sua equipe de trabalho, notificando possíveis mudanças de políticas e ações que estarão sendo implementadas rotineiramente, além de abordar questões e preocupações que inevitavelmente surgirão.

Embora muitos aspectos da Covid-19 ainda permaneçam desconhecidos, o que todos sabemos é que o vírus é altamente contagioso e se espalha principalmente por gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada fala, tosse ou espirra.

Sabemos que, a propagação do Coronavírus pode ocorrer quando essas gotículas entram pela boca, nariz e até pelos olhos. A Organização Mundial da Saúde também considera que o vírus pode ser contraído quando tocamos superfícies ou objetos infectados, e em seguida levamos a mão para o rosto.

Dito isso, é fundamental que os empregadores implementem e mantenham todas as medidas de segurança para ajudar a impedir a propagação da Covid-19.

Algumas medidas de segurança são necessárias nessa retomada:

  • Os funcionários devem usar dentro do ambiente de trabalho, máscara facial para cobrir o nariz e a boca, incentive também o uso no transporte e em ambientes fechados.
  • Implementar planos para o distanciamento social, incluindo mover móveis e adaptar outras alterações de configuração para criar pelo menos um metro e meio de distância entre os funcionários.
  • Instalar "barreiras", que podem funcionar como escudos de segurança transparentes, um exemplo são as de acrílico e as divisórias, proporcionando ambiente seguro para os funcionários.
  • Incentivar a lavagem regular e completa das mãos (por pelo menos 20 segundos), de acordo com as diretrizes da OMS, adquira placas e instale próximo ao banheiro.
  • Implantar uma rotina monitorada de limpeza e desinfecção das superfícies tocadas com frequência, como bancadas, estações de trabalho e maçanetas.
  • Impedir o compartilhamento de estações de trabalho, computadores, telefones, celulares, mesas, ou outras ferramentas e equipamentos de trabalho. Cada um deve ter seu próprio espaço e objetos para trabalhar.
  • Estabelecer a manutenção de um estoque adequado de produtos de limpeza e suprimentos relacionados a Covid-19.
  • Fornecer álcool 70% para higienização das mãos em vários locais do local do trabalho, para a equipe e visitantes.
  • Implantar medidas para reduzir a quantidade de pessoas no ambiente de trabalho, implantando turnos escalonados e se possível home office.
  • Evitar reuniões presenciais entre a equipe, clientes e fornecedores; utilize canais digitais como Skype, Zoom Meetings, Microsoft Teams, Hangouts entre outros.
  • Promover comunicação eficiente, adquirindo e instalando avisos e cartazes incentivando práticas saudáveis.
  • Incentivar sempre os funcionários a se auto-monitorar e relatar possíveis sintomas do Covid-19 ou outra exposição a alguém que apresente sintomas (por exemplo, amigos e membros da família).

Conheça as Soluções PoS, contra o COVID-19

Por isso, as autoridades de saúde pública recomendam, DISTÂNCIA, essa é nesse momento a arma fundamental na luta contra a disseminação da Covid-19, e ela deve ser implantada e monitorada dentro das corporações.

É muito claro que, os locais de trabalho sofrerão alterações fundamentais em seu layout e operação para implementar essa orientação crítica, por isso o empregador deve estar bastante atento em oferecer os suprimentos de segurança necessários e também adaptar o ambiente para o novo modelo, tudo isso pelo bem-estar e saúde de todos.

Baixe Grátis o E-book 15 Protocolos Covid-19