Seu carrinho

Por que a “Sinalização Anti-Covid-19” é importante nas escolas e universidades?

Por que a “Sinalização Anti-Covid-19” é importante nas escolas e universidades?

Artigo sobre “sinalização anti-covid-19” para Escolas e Universidades, relacionado aos temas: Retomada às Aulas, Proteção e Segurança ao Aluno, Proteção e Segurança ao Professor, Novo Normal, Novo Coronavírus, Protocolos Covid-19, Prevenção a Covid-19, Prevenção ao Coronavírus, Sinalização Anti-Covid-19, Sinalização Anti-Coronavírus.

Desde o primeiro semestre de 2020, escolas e universidades fecharam suas unidades total ou parcialmente para minimizar o impacto de possível contágio pelo Novo Coronavírus. Por outro lado, no final do mesmo ano, muitas estão buscando reiniciar as atividades de forma cuidadosa, mas o objetivo de todas é a abrir novamente com responsabilidade e segurança.

No entanto, a Covid-19 ainda estará conosco por algum tempo. Portanto, governos, órgãos de saúde e empresas necessitarão cada vez mais de sistemas para mitigar os riscos de transmissão enquanto toda sociedade busca gradualmente retornar a normalidade desejada por todos.

Instituições educacionais precisam estar preparadas abordando prevenção e informação.

É importante considerar que escolas e universidades precisam comunicar adequadamente uma série de informações a uma grande variedade de pessoas. Entre elas alunos, professores, funcionários não docentes (tais como faxineiros, seguranças e porteiros), visitantes e fornecedores, todos esses perfis de pessoas precisam receber e se beneficiar de lembretes e informações em momentos diferentes do dia e em diferentes locais da instituição.

A informação assertiva através da sinalização em placas, adesivos e informativos é mais do que um recurso para combater o vírus, é também lei.

Veja que, a solução através da sinalização anti-Covid-19 proporciona segurança e muito mais, instituições educacionais que se apresentam com responsabilidade e dentro das legislações vigentes, informando todos os usuários do espaço com mensagens e alertas, também se beneficiam com a percepção de que suas marcas cuidam das pessoas e do próximo.

O branding de quem atua segundo os protocolos e a ciência somente fortalece a imagem de suas marcas, e ao fim de tudo isso se beneficiarão com forte engajamento de pais e comunidade com as suas atitudes responsáveis.

A utilização da sinalização anti-Covid-19 incluí lembretes, anúncios e até mesmo banners colocados em locais de grande circulação. Porém, também existem usos específicos de comunicação Covid-19, incluindo: 

  • Placas de Distanciamento Social
  • Adesivos de Distanciamento Social
  • Placas Covid-19 lembretes para uso de máscara
  • Placas Covid-19 lembretes de protocolo para espirros e tosse
  • Placas Covid-19 lembretes de lavagem das mãos
  • Placas lembretes gerais dos riscos da Covid-19
  • Banners com informações sobre protocolos Covid-19
  • Avisos sobre como a instituição está atuando para combater a propagação do vírus
  • Avisos sobre a mudança de horários de aulas canceladas ou movidas, por exemplo.

Quais são os desafios das escolas e universidades?

De forma geral, a sinalização anti-Covid-19 nas escolas e universidades deve ser direcionada e posicionada com precisão, a escolha estratégica dos locais e dos temas das placas e adesivos são muito importantes para que o objetivo de conscientização seja atingido.

Vale considerar que, os alunos não são funcionários, e claro, eles não podem ser “demitidos” por descumprir protocolos, por exemplo. Também alguns deles não respondem aos pedidos, solicitações e indicações da mesma forma que os adultos. Essa percepção não é estabelecida por preconceito, mas devido ao foco natural dos estudantes estar direcionado a outras preocupações e também a dispersão de assuntos não ligados aos estudos regulares das crianças e jovens.

Quando se trata da Covid-19, escolas e universidades enfrentam desafios únicos.

Normalmente, uma escola se apresenta como uma pequena comunidade, mas suas fronteiras com o mundo exterior permitem inevitavelmente o trânsito de muitos visitantes, pais, mão de obra terceirizada, inspetores entre outros. Essa população transitória será inevitável mais cedo ou mais tarde, desta forma só resta deixar muito claro, aos olhos de todos que no ambiente da escola ou na universidade existe regra, informação e respeito ao próximo, nas paredes e aos olhos de todos.

Distanciamento Social

Na pandemia o distanciamento social é uma parte crucial da defesa contra o coronavírus. Uma sinalização padronizada - como a de 2 metros - e eficiente tem um papel vital a desempenhar no incentivo ao distanciamento, seja lembrando constantemente as pessoas do respeito sobre esse protocolo, como reforçando métodos corretos. A chave para aumentar a conformidade é normalizar o distanciamento por meio de mensagens consistentes repetidas.

Distanciamento Social

Lavagem das mãos

Todos sabem que, lavar as mãos é um comportamento básico no controle da Covid-19, porém como manter essa ação na mente de todos? A maioria de nós não lava as mãos com a frequência ou o cuidado que deveria, isso é um fato, sendo assim um simples lembrete como esse se torna um veículo poderoso de lembrança e atitude: lave as mãos sempre! 

Saiba que, mesmo os médicos e enfermeiras muitas vezes não cumprem totalmente os protocolos de lavagem das mãos, por isso não é surpresa que o resto de nós às vezes tenha dificuldades.

Lembretes de lavagem das mãos instalados fora dos banheiros, dentro dos banheiros podem incentivar e encorajar o comportamento correto.

Lavagem das Mãos

Máscaras

As máscaras são fundamentais, e ajudam a limitar a transmissão da Covid-19 por meio de gotículas de água na respiração, fala, tosse e espirros. As máscaras são bastante eficazes para impedir que o vírus escape das pessoas infectadas e, em menor grau, para impedir que as pessoas não infectadas respirem as gotículas infectadas. 

Máscaras

Conclusão, a sinalização anti-Covid-19 pode contribuir muito a encorajar comportamentos que reduzem o risco de contaminação, desde que seja cuidadosamente direcionada. Diretores e responsáveis de escolas e universidades devem com essas decisões atingir o público certo, na hora certa e no lugar adequado.

Importante: Mantenha a sua empresa adequada a legislação vigente de segurança e prevenção contra o Coronavírus - Portaria Conjunta nº20 - Covid-19, de 18/06/2020: Estabelece as medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. (Processo nº 19966.100581/2020-51). 1.3 A organização deve informar os trabalhadores sobre a Covid-19, incluindo formas de contágio, sinais e sintomas e cuidados necessários para redução da transmissão no ambiente de trabalho e na comunidade. 1.3.1 A organização deve estender essas informações aos trabalhadores terceirizados e de outras organizações que adentrem o estabelecimento. 1.4 As instruções aos trabalhadores podem ser transmitidas durante treinamentos ou por meio de diálogos de segurança, documento físico ou eletrônico (cartazes, normativos internos, entre outros), evitando o uso de panfletos.